Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

HELPDESK

Donato e Suas Lendas - Pires Ferreira-CE

 Bica da Cachoeira
 Em Pires Ferreira, avista-se logo os filetes de água, escorrendo pelos paredões da serra, ela surpreende seus visitantes, que ficam deslumbrados com as cascatas jorrando pelo paredão até o pé da serra. São 6 quilômetros de carro, o percurso de Pires Ferreira até o povoado do Donato.De lá, o restante é feito a pé.
As águas da cachoeira caem de uma altura de 120 metros e escorrem entre os paredões. A visão é surpreendente! Próximo a bica se toma um banho só com os respingos de água que o vento leva.
Clima-agradável. Até chegar a cachoeira o percurso é feito debaixo de um sol forte, numa região de clima agreste. Perto da cachoeira a temperatura fica amena, esfriando. Apara-se a água formando uma concha com as mãos e leva–se a boca, é muito gostosa!

Bica do Donato ou Cachoeira do Encantado ou Lasca da Velha de acesso difícil. A escalada até ela só pode ser feita com auxílio de cordas e várias pessoas para ajudar na subida. O percurso não é feito em menos de uma hora, no meio da mata. Aventurem-se, vale a pena! 

Bicas: histórias e lendas – As moradoras do distrito do Donato, onde ficam localizadas as Bicas da Cachoeira e do Encantado, contam que na falta de água nos riachos elas colocavam as roupas no lombo do jumento e iam lavar na bica da Cachoeira.

A lenda do ouro – antigamente, o poço que se formava através da queda de água da Cachoeira do Encantado não havia fim e quando as pessoas iam tomar banho não encostavam os pés no chão. Quem tivesse alguma peça de ouro ficava sem ela, pois caia no poço. 

 Lenda do lobisomem – conta-se que, nas madrugadas de lua cheia, os cachorros perseguiam um homem peludo com aspecto de lobo e acuavam - lhe até a cachoeira. Falam que ele rola no espojeiro de jumento, numa encruzilhada e vira lobisomem e para voltar a forma humana faz o mesmo. Ele só se libertará quando for furado no pé com uma faca. Mas, quem tem coragem para fazê-lo?
  
A lenda da mulher que se maldiz - contam que escutam um grito de estridente e rasgante no ar: “ai meu Deus”, depois bem no ouvido da pessoa e por fim o grito e escutado lá na cachoeira. Dizem que é alma penada.
A Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança.
É a Natureza. A naturalidade é o outro da humanidade. A seguir, os deuses, maiores do que os humanos, superiores e poderosos. Depois, os outros humanos, os diferentes de nós mesmos: os estrangeiros, os antepassados e os descendentes, os inimigos e os amigos, os homens para as mulheres, as mulheres para os homens, os mais velhos para os jovens, os mais jovens para os velhos, etc.
“Conhece-se um povo pela sua cultura”. Vê-se se uma cidade é organizada através da amostra cultural, da receptividade, da convivência e ajuda mútua. 

FONTE: IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS LIVRES: UM ESPAÇO DE TROCAS ECONÔMICAS E DE SABERES CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE PIRES FERREIRA-CE  Cleigenes Soares Oliveira Rocha




HISTÓRIA EJA E DADOS MUNICÍPIO PIRES FERREIRA-CE

INTRODUÇÃO
O Planejamento Estratégico de Fortalecimento da EJA é mais uma realização de uma política de qualidade no desenvolvimento educacional deste município.
Pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB 11/00 e Resolução CNE/CEB 1/00) - que devem ser observadas na oferta e estrutura dos componentes curriculares dessa modalidade de ensino, estabelece que:

“Como modalidade destas etapas da Educação Básica, a identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de eqüidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio.”



Necessidade de capacitar/sensibilizar instituições organizacionais e seus profissionais para uma abordagem compatível com uma sociedade tecnologicamente mutante – compreender o mundo, a educação e o ensino.
O objetivo desta consolidação de informações é possibilitar análises e tomadas de decisões, na construção de uma educação básica de qualidade para as crianças e jovens piresferreirenses.
Este trabalho foi baseado teoricamente pela obra Org.: PAIVA, MACHADO e IRELAND, buscando-se mesclar necessidades e solicitações da I a V ENEJA, com as reais do município de Pires Ferreira.
Este município é jovem, 20 anos, na emancipação, porém tem muito tempo de estrada e não há um benefício que tenha sido sem luta da população, que embora não seja numerosa, diante do censo, moradores unidos conseguem o que querem.
Coloca-se aqui, não só a esperança de melhorias na parte de estrutura física, humana, porém o ideal de pessoas, principalmente do campo, acostumadas a lida de sol a sol. Embora a pele ressecada pelos fatores climáticos e as rugas do tempo não fazem com que desistam de colocarem mais bagagem no currículo da vida. Para isto precisam de melhoria na modalidade EJA, da merenda ao material pedagógico e didático, não propício.

1.DIAGNÓSTICO DA REALIDADE EDUCACIONAL DE PIRES FERREIRA


1.1 Pires Ferreira, Localização e Economia

1.1.1 Localização Geográfica

É uma jovem cidade, nos seus 22 anos, acolhedora, localizada no sopé da serra da Ibiapaba, tem um gracioso formato de uma baleia e sua sede fica no olho deste animal, onde tem como protetora Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro.
Faz parte da microregião de Ipu, e limita-se com os municípios de Ipu, Reriutaba, Varjota, Hidrolândia e Santa Quitéria.
Características geográficas Área 242,191 km²;   População 9.492 hab. est. IBGE/2008 ] Densidade 36,0 hab./km²Altitude 194,110m metros; Clima tropical semi-árido; Fuso horário UTC-3 ;Indicadores IDH 0.606; PNUD/2000;  PIB R$ 23.836 milhões IBGE/2005;  PIB per capita R$ 2.934,00 IBGE/2005.

Vegetação
O município é cercado por dois tipos de vegetação: a Caatinga e a várzea; está próximo da Chapada da Ibiapaba.
 Demograficamente, Pires Ferreira, é abastecida pelo açude Araras, através do sistema de adutora de água que foi instalado no município em 2007. O município se encontra os rios: Jatobá, Santo Antonio e São Francisco.

Clima

O clima é tropical quente e úmido. As chuvas se concentram de janeiro a maio. A precipitação média anual de 917,4 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. A temperatura máxima média chega a 34,1ºC A mínima média em julho, o mês mais frio, é de 27,0ºC.
Relevo
O quadro geomorfológico do município é, em grande parte, representado pelo Planalto da Ibiapaba e pela Depressão Sertaneja.

 

1.1.2 História

Acredita-se que, há muito tempo, Pires Ferreira teria surgido com o nome de Humaitá, posteriormente passado a se chamar Mucambo. Originou-se de um povoado às margens da Ferrovia Sobral-Crateus,

Em 1933, o povoado passa a se chamar Pires Ferreira, em homenagem ao engenho piauiense Antonio Sampaio Pires Ferreira. Em 1960, ocorreu uma tentativa de emancipação, que não deu certo, mas em 22/05/1987 o então distrito de Ipu, se emancipa definitivamente.
Havia sido município, pela primeira vez, há muito tempo, sendo rebaixado à categoria de distrito de Ipu, por ocasião da Revolução de 1964, conforme Lei nº 6.418, de 9 de julho de 1963, assinada pelo então governador do Estado do Ceará, Cel. Virgílio de Morais Fernandes Távora.
Os primeiros habitantes da cidade foi a tradicional família dos Ferreira, cujo elo principal, Sr. João Inácio Ferreira, foi o fundador da igreja e introdutor do ensino no município, para onde teria levado a primeira professora, deslocada de fortaleza, à cavalo, para lecionar neste município.

Outro povoador a ser lembrado é um homem conhecido pela alcunha de “cajueiro”, na época, o pedreiro que teria construído a ponte sobre o riacho São Francisco.

É um município brasileiro do Estado do Ceará. Seu relevo é acidentado, já que a cidade encontra-se próximo a serra da Ibiapaba. A população estimada em 2007 era de 9.492 habitantes. Em 200, a antiga estação de trens da cidade foi transformada no Centro Histórico Municipal Antônio Sampaio Pires Ferreira, em homenagem ao diretor chefe da estrada de ferro que passa por essa cidade. É uma típica cidade do semi-árido nordestino. A cidade conta com três distritos: Delmiro Gouveia, Otavilândia e Donato.

Em sua primitiva construção a igreja matriz tem se como responsável Padre Maximo Feitosa, em segunda capela ou reforma teve o Monsenhor Gonçalo Lima. Depois dele, monsenhor Morais, residente na sede da paróquia (IPU-CE), leva adiante a obra de evangelização. Após Monsenhor Morais – ainda vivo, em 2008, Padre Raimundo Nonato Timbó, atual pároco da Igreja de São Sebastião em Ipu, segue dando impulso ao trabalho de evangelização. Em 2007 Pe. Emmanuel -recém ordenado sacerdote - assume a evangelização de Pires Ferreira - que passa a ser considerada como área pastoral.

Em 2008, após ter dado início a uma reforma na igreja, padre Emmanuel é transferido para a cidade de Meruóca. As obras da Igreja seguem em andamento. A capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro volta a ser pastoreada por Padre Raimundo Nonato Timbó. No dia 20 de fevereiro de 2008, estando reunido, o Conselho Presbiteral da diocese de Sobral - CE, tendo à frente Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, em votação, unanimemente, decide que a Área Pastoral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deixaria sua condição de Área Pastoral e assumiria o status de Paróquia. O padre que esta em Pires Ferreira é Bonifácio Paiva, natural da própria cidade, primeiro pároco desta cidade.

Na Economia e Finanças – O município exerce papel pequeno no comércio e serviços. Sua economia é baseada na agricultura (plantio de arroz e algodão), na pecuária e no comércio. A indústria ainda é muito pequena.

A fonte de emprego, a maioria, é municipal, onde são empregados professores, agentes administrativos, secretários, lixeiros, motoristas, médicos, enfermeiros e outros.

Há, também funcionários estadual: professores, auxiliares administrativos, etc. E federal: agente dos correios, aposentados da antiga RFSA, etc.

   * Produção: algodão herbáceo e arbóreo, banana, feijão, milho e arroz.
   * Na pecuária: bovinos, suínos e aves.
   * Indústrias: 1 de cerâmica.

No Turismo, temos a Bica de Pires Ferreira – é uma queda d´água do riacho São Francisco, tem 92 metros de altitude e localiza-se a 14km da Sede , a vegetação ainda é intocada, já que o local ainda não foi invadido por quiosques.  Dependendo das chuvas a cachoeira pode possuir água de janeiro a agosto.  Tem, também, A Bica Encantada A cachoeira encantada é realmente encantada, pois diferente das outras cachoeiras, a bica encantada só é visível há 50m do local, foi descoberta em 1985 . Alem dessas podemos ainda citar:

  • Açude Araras, nos distritos de: Otavilândia, Marruás, Santa Tereza I, Santa Tereza II, Barros, Serrota, Croatá dos Rodrigues e Cipó;
  • Estação Ferroviária;
  • Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro;
  • Igreja de Santa Luzia, em Ipueirinha;
  • Igreja de Santo Izidro, em Delmiro Gouveia;
  • Açude Marruás, em Marruás dos Paiva.

 Na área da Educação, a cidade possui 30 escolas, sendo 29 municipais e uma estadual. Além das escolas também se destacam duas Bibliotecas: A Pública Municipal que possui um acervo de aproximadamente 3.500 exemplares e uma Comunitária no Distrito Delmiro Gouveia.

Jovens terão ensino profissional

Segundo o caderno Regional, apud Diário do Nordeste:
“Prefeito de Pires Ferreira, Marcos Camelo Marques, está com meta de investir na educação e gerar emprego e renda.
Pires Ferreira. Os prefeitos que conseguiram reeleição usaram como importante ferramenta o argumento da experiência adquirida na gestão pública nos últimos quatro anos, o que facilitaria o trabalho, seja para continuar o que vem fazendo ou pensar em novas propostas públicas para os velhos problemas. O prefeito reeleito de Pires Ferreira, professor Marcos Camelo Marques, anuncia construção e reforma de escolas públicas municipais, aquisição de ambulância e construção de uma escola agrícola de nível profissionalizante, e as negociações para a chegada de uma indústria de jeans para a cidade.

O jovem (fundado há 21 anos) e pequeno município de Pires Ferreira, distante 303 quilômetros da Capital, como muitos pequenos municípios — este possui apenas 9.400 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE — funciona como cidade-satélite em relação a municípios maiores e mais desenvolvidos, como, por exemplo, Sobral. Este fato é gerado pela dependência da população da renda do serviço público municipal ou na agricultura, normalmente em regime de sequeiro — mas, ainda assim, conta com a empregabilidade de uma indústria de transformação de cana-de-açúcar.

Conforme o prefeito Marcos Camelo, existe a necessidade de potencializar a renda na região. ’Sabemos que é importante a geração de emprego e renda, e por isso já estamos fazendo contatos com boas perspectivas da chegada de uma indústria de jeans para o município, o que vai gera dezenas de contratações”, afirmou.

Na educação, o prefeito, também professor, pretende reformar todas as escolas públicas municipais, e construir outras. A novidade é a construção da Escola Rural, de educação agrícola e ensino profissionalizante, em parceria com o Governo do Estado. A intenção, segundo o prefeito, é qualificar o jovem de Pires Ferreira e mantê-lo na cidade.

Ainda em atendimento aos jovens, Marcos anuncia, para este ano, a construção de um ginásio coberto na localidade de Otavilândia e o início, em janeiro, da reforma do posto de saúde para a comunidade de Delmiro Gouveia. E aumentará em 50% o número de equipes do Programa Saúde da Família. ‘Nossa prioridade é o social e a saúde’, definiu o prefeito.”

(Diário do Nordeste – 07/01/09)

 

Cultura:

  1. Meios de comunicação social (2003): Rádio Santo Izidio FM (Delmiro Gouveia)
  2. Patrimônio histórico: não possui bens tombados
  3. Padroeira: Nossa Senhora Perpétuo do Socorro
  4. Festas Populares: Festa do Município (22 de Maio), Festival de Quadrilhas (junho), Festa do Padroeira (Julho), São Judas Tadeu (novembro).
  5. Feira das Frutas: Quinta-Feira.
  6. Equipamentos: uma biblioteca, um grêmio recreativo, um ginásio e um estádio (em construção)

No esporte - O futebol, o futsal, o handebol e o atletismo, são os esportes, mais praticados no município. Sendo bicampeão cearense de futsal e atual campeão de Handebol.

Eventos Culturais

  • Festa do Município - 22 de maio;
  • Festival de Quadrilhas – junho;
  • Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – julho;
  • Festa de São Judas Tadeu - outubro ou novembro.
A Banda de música João Pinto de Oliveira (Moacir Pinto) foi fundada no ano de 2006, quando a cidade de Pires Ferreira, no Ceará, foi contemplada com um Kit de 19 instrumentos, doados pela Fundação Nacional de Artes (Funart).
Esta Banda é mantida pela Secretaria Municipal de Cultura desta cidade e, muito embora jovem, tem realizado várias apresentações em nível municipal e também em cidades circunvizinhas.
Está, atualmente, sob a regência do maestro Jorge Antonio Martins Nobre, um dos idealizadores desta banda juntamente com o atual prefeito Marcos Camelo Marques.
Apresentou-se pela primeira vez em 2006, na Escola de Ensino Fundamental Alzira Maria de Araújo, numa reunião de pais e mestres; Participação em comemorações cívicas com a abertura e encerramento das comemorações da semana do Município; Tocata no encerramento do campeonato municipal de futebol; animou os festejos da padroeira da cidade e se apresentou no vilarejo de Ipueirinha nos festejos de Santa Luzia; Apresentação no encontro de bandas na Cidade circunvizinha Ipueiras; Participação na praça central Eusébio Ferreira de Araújo na entrega de diploma dos alunos do Proerd (Programa de Resistência às Drogas e a Violência);
Tocando, também, em inaugurações: Sistema de Abastecimento D água e Museu Histórico e animação no Natal de Luz e Ano Novo.
Em 2007, dos dezenove músicos inscritos no 4° Festival Música na Ibiapaba em Viçosa do Ceará, cinco foram classificados.
Atualmente esta banda é formada por 23 músicos e 15 alunos estudantes de flauta doce.
É emocionante, nos desfiles cívicos, e nas comemorações, ver que não precisa pedir auxílio às bandas dos outros municípios, para que animem estacidade, pois cada componente, vestido em sua farda de gala, desfila orgulhoso e feliz, sabendo que não bastou apenas sonhar: tiveram que buscar realizar um sonho antigo, dos avós, pais e deles.

1.2 Histórico da EJA no Município


O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) -  implantado, a partir de 1969, pelo governo federal – um  programa de proporções nacionais, voltado à oferecer alfabetização a amplas parcelas dos adultos analfabetos nas mais variadas localidades do país, sua extensão chegou ao município de Ipu e também aqui, já que era distrito. Em 1985, o Mobral é extinto, por já não mais gozar de credibilidade junto aos meios políticos e educacionais, quando o processo de abertura política já estava relativamente avançado.
Os programas correspondentes às séries iniciais, denominados Suplência I, deram continuidade a experiências de alfabetização que, em graças à influência das propostas de Paulo Freire, lograram delimitar alguma identidade pedagógica. Esses programas, também, puderam compor um leque de ofertas mais diversificado, tanto no que se refere aos promotores e locais de funcionamento dos cursos (escolas, igrejas, sindicatos e centros comunitários), quanto à duração e periodização das etapas. Tal liberdade se deveu, certamente, ao fato de que tais programas já não encerravam a conclusão de um nível de ensino com sua correspondente certificação.

1988 – A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Coordenou Educadoras para que visitassem os alfabetizandos nas residências – papel, hoje das agentes de saúde.

Em 1989 começou a solidária no município, em agosto – após a capacitação na Universidade Santa Cecília, em Santos.
1997 – Oferta do Supletivo para a comunidade local e as vizinhas.  A certificação, até hoje, vem do CEJA de Sobral e Habilitação dos Professores Leigos, certificação de SEDUC/Fortaleza.


1.3 Características da População do Município Segundo Dados Estatísticos

Este município Está incluído na lista dos municípios mais pobres do Brasil. Perfil populacional – urbana e rural, com uma população de aproximadamente população estimada (2007): 9.483. Faz parte do Estado do Ceará, sendo a população maior na zona rural: uns 60%.

PIB (2005): R$ 23.836.000
Agropecuária: 26,63 %
Indústria: 7,78%
Serviços: 65,59%
Receita Orçamentária ( 2007): R$ 8.648.590,19

1.4 Características do Atendimento Educacional no Município


A cidade possui 30 escolas, sendo 29 municipais e uma estadual.

Taxa de alfabetização ( 2000): 61%
Taxa de escolarização no ensino fundamental ( 2007 ): 118,5%
Taxa de escolarização no ensino médio ( 2007): 100,7%

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MINHA, NOSSA, QUERIDA PIRES FERREIRA-CE



BANDA JOÃO PINTO DE OLIVEIRA

HOMENAGEM AOS OITEIROS
 - DESFILE 22 DE MAIO 2007 - EJA

IRACEMA – TEATRO/EJA
FESTA DO MUNICÍPIO – 22 DE MAIO-2007

 FEIRA LIVRE




 CAPACITAÇÃO BRASALF 2008/2009

 IGREJA - ANTES DA REFORMA GERAL
 RUA DA ESTAÇÃO

 ENTRADA

 ANTIGA ESCOLA E DEPOIS  FOI PREFEITURA
 MERCADO

terça-feira, 14 de dezembro de 2010