Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Donato e Suas Lendas - Pires Ferreira-CE

 Bica da Cachoeira
 Em Pires Ferreira, avista-se logo os filetes de água, escorrendo pelos paredões da serra, ela surpreende seus visitantes, que ficam deslumbrados com as cascatas jorrando pelo paredão até o pé da serra. São 6 quilômetros de carro, o percurso de Pires Ferreira até o povoado do Donato.De lá, o restante é feito a pé.
As águas da cachoeira caem de uma altura de 120 metros e escorrem entre os paredões. A visão é surpreendente! Próximo a bica se toma um banho só com os respingos de água que o vento leva.
Clima-agradável. Até chegar a cachoeira o percurso é feito debaixo de um sol forte, numa região de clima agreste. Perto da cachoeira a temperatura fica amena, esfriando. Apara-se a água formando uma concha com as mãos e leva–se a boca, é muito gostosa!

Bica do Donato ou Cachoeira do Encantado ou Lasca da Velha de acesso difícil. A escalada até ela só pode ser feita com auxílio de cordas e várias pessoas para ajudar na subida. O percurso não é feito em menos de uma hora, no meio da mata. Aventurem-se, vale a pena! 

Bicas: histórias e lendas – As moradoras do distrito do Donato, onde ficam localizadas as Bicas da Cachoeira e do Encantado, contam que na falta de água nos riachos elas colocavam as roupas no lombo do jumento e iam lavar na bica da Cachoeira.

A lenda do ouro – antigamente, o poço que se formava através da queda de água da Cachoeira do Encantado não havia fim e quando as pessoas iam tomar banho não encostavam os pés no chão. Quem tivesse alguma peça de ouro ficava sem ela, pois caia no poço. 

 Lenda do lobisomem – conta-se que, nas madrugadas de lua cheia, os cachorros perseguiam um homem peludo com aspecto de lobo e acuavam - lhe até a cachoeira. Falam que ele rola no espojeiro de jumento, numa encruzilhada e vira lobisomem e para voltar a forma humana faz o mesmo. Ele só se libertará quando for furado no pé com uma faca. Mas, quem tem coragem para fazê-lo?
  
A lenda da mulher que se maldiz - contam que escutam um grito de estridente e rasgante no ar: “ai meu Deus”, depois bem no ouvido da pessoa e por fim o grito e escutado lá na cachoeira. Dizem que é alma penada.
A Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança.
É a Natureza. A naturalidade é o outro da humanidade. A seguir, os deuses, maiores do que os humanos, superiores e poderosos. Depois, os outros humanos, os diferentes de nós mesmos: os estrangeiros, os antepassados e os descendentes, os inimigos e os amigos, os homens para as mulheres, as mulheres para os homens, os mais velhos para os jovens, os mais jovens para os velhos, etc.
“Conhece-se um povo pela sua cultura”. Vê-se se uma cidade é organizada através da amostra cultural, da receptividade, da convivência e ajuda mútua. 

FONTE: IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS LIVRES: UM ESPAÇO DE TROCAS ECONÔMICAS E DE SABERES CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE PIRES FERREIRA-CE  Cleigenes Soares Oliveira Rocha




Um comentário: